Bolsa de Pós-Doutoramento - 1 vaga Ref. ª: CCMAR/BPD/0006/2018
O Centro de Ciências do Mar do Algarve abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BPD – Bolsa de Pós-Doutoramento), através do projeto com a referência CUMARSUR - PTDC/MAR-BIO/5948/2014, designado por “Pepinos do mar como novo recurso marinho: potencial para a aquacultura” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT/MCTES (PIDDAC) nas seguintes condições:
Funções a desempenhar:
Apoio nas saídas para amostragem de holotúrias mediante mergulho.
- Extracção DNA e purificação; amplificação por PCR; barcoding.
- Testes de paternidade com microsatellites;
- Caracterização genética dos breeders e progénies;
- Colaboração na elaboração do relatório anual do projecto.
Orientação científica:
Doutora Mercedes Gonzalez-Wanguemert, investigadora principal no CCMAR.
Local de Trabalho:
Faro, CCMAR, Estação Experimental do Ramalhete e Costa Europeia e Africana.
Requisitos:
- Licenciatura em Biologia ou área afim.
- Doutoramento relacionado com uma das seguintes áreas (Ciências da Vida, Ciências Físicas, Agricultura, Pescas ou Ciências Veterinárias).
- Ter o grau de doutor há menos de 33 meses à data da contratação da bolsa.
Será dada preferência a quem tiver: Carta de condução; Nível de mergulho Open Water Diver PADI, 2 estrelas CMAS ou equivalente; Disponibilidade para deslocações a diferentes países da Europa e África (deve vir referido pelos candidatos na carta de motivação); Experiência em genética (extração de DNA, PCRs, barcoding, microsatélites, SNPs).
Critério de avaliação:
- Experiência em genómica, desenho de microsatélites e amplificação em multiplex (30%).
- Experiência em SNPs (20%).
- Conhecimentos de ecologia e taxonomia de equinodermes e particularmente das holotúrias (20%).
- Conhecimentos em bio-estatística e experiência no uso de software GIS e do R (15%).
- Domínio da língua inglesa. (15%).
O Júri reserva-se o direto de, perante dúvidas suscitadas na análise das candidaturas contactar ou recorrer a entrevista no sentido de solicitar esclarecimentos adicionais.
Na eventualidade de os candidatos a concurso não possuírem o perfil adequado para as funções propostas, o júri reserva-se o direito de encerrar o concurso sem qualquer recrutamento.
Na eventualidade de o candidato classificado em primeiro lugar não aceitar o lugar ou de durante o decorrer da bolsa o bolseiro rescindir o contrato de bolsa, o júri reserva-se mediante juízo de conveniência e oportunidade ao direito de atribuir a bolsa ao candidato seguinte na ordem de seriação final.
Condições da bolsa: Duração de 03 meses, com início previsto para Outubro de 2018, em regime de exclusividade, eventualmente renovável por períodos adicionais até ao final do projeto de investigação no qual se enquadra, conforme Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor e regulamento de bolsas de investigação científica do CCMAR (disponível aqui).
Subsídio de Manutenção Mensal: O Subsídio será atribuído mensalmente através de transferência bancária, com o valor de 1495€/mês de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (1495.00€/mês – BPD), conforme disponível aqui.
Prazos de receção: De 31 de Julho a 24 de Agosto de 2018.
Candidatura: As candidaturas devem incluir uma Carta de Motivação (escrita em língua inglesa e que indique a disponibilidade para deslocações a diferentes países da Europa e África), Cópia do certificado de habilitações do Grau de Doutor, Curriculum Vitae detalhado, e o contacto de email de até 3 referências.
Envio de candidaturas: As candidaturas devem ser submetidas diretamente no site do CCMAR (só são aceites candidaturas submetidas diretamente no site do CCMAR). A receção só é considerada válida após confirmação por escrito. A submissão das candidaturas deve incluir uma Carta de Motivação (escrita em língua inglesa e que indique a disponibilidade para deslocações a diferentes países da Europa e África), Cópia do certificado de habilitações do Grau de Doutor, Curriculum Vitae detalhado, e o contacto de email de até 3 referências.
Divulgação de resultados: A comunicação dos resultados da avaliação será feita até 45 dias úteis após o termo do prazo de apresentação das candidaturas,
Comissão responsável pela seleção: Doutora Mercedes Gonzalez-Wanguemert, investigadora principal no CCMAR (Presidente do júri); Doutora Luisa Custódio, investigadora no CCMAR (vogal) e Professora Doutora Elsa Alexandra Martins e Silva Cabrita, investigadora no CCMAR e Professora Auxiliar na Universidade do Algarve (vogal).
Política de não discriminação e de igualdade de acesso do CCMAR :
Nenhum/a candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, género, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, origem ou condição social, património genético, deficiência, doença crónica, nacionalidade, etnicidade, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.
Faro, 12 de Julho de 2018