Workshop ‘Tecnologias inovadoras e sustentáveis de processamento e monitorização de qualidade alimentar de produtos do mar’
Workshop ‘Tecnologias inovadoras e sustentáveis de processamento e monitorização de qualidade alimentar de produtos do mar’
O workshop ‘Tecnologias inovadoras e sustentáveis de processamento e monitorização de qualidade alimentar de produtos do mar’ tem como objectivo apresentar tecnologias que contribuem para melhorar o processamento e monitorização de qualidade alimentar de produtos do mar (pescado, marisco e bivalves), nomeadamente:
- processamento alimentar não térmico (“pasteurização a frio”);
- etiquetas inteligentes TTI (“time and temperature indicators” ou indicadores de tempo e temperatura),
- utilização de tecnologias avançadas (análises de microbioma e proteoma) para identificar e validar novos biomarcadores de qualidade e segurança alimentar.
O workshop é especialmente direcionado para empresas de produção e distribuição de produtos do mar (pescado, marisco e bivalves), e está aberto a todos os interessados nas temáticas do processamento e monitorização de qualidade alimentar de produtos do mar.
Dia: 24 de Maio de 2019, 13:30h
Local: Universidade do Algarve - Campus de Gambelas - Sala 0.10 (Videoconferência), Piso 1 Edifício 1.
Programa
13:30h Projeto SUSHIFish (SUStainable production of HIgh quality aquaculture FISH using innovative tools and production strategies and integrating novel processing methods and cold chain management) | Deborah Power/Adelino Canário, CCMAR/Univ. Algarve
14:00h Novas tecnologias de processamento alimentar de produtos do mar e monitorização de qualidade durante o armazenamento | Fanny Tsironi, National Technical University of Athens (NTUA), Grécia (inclui demonstração de etiquetas inteligentes TTI, “time and temperature indicators”)
14:45h Microbiomas como ferramentas para desenvolver marcadores de qualidade e segurança alimentar de produtos do mar | Patrícia Pinto, CCMAR/ Univ. Algarve
15:00h Proteómica como ferramenta para desenvolver marcadores de qualidade alimentar de produtos do mar | Liliana Anjos, CCMAR/ Univ. Algarve
15:15h Sessão de provas e encerramento
Mais informações sobre o projecto SUSHIFish em www.sushifish.eu.
Contexto e noções dos estudos que estão a ser realizados no projeto SUSHIFISH
Processamento alimentar
Tecnologias de processamento alimentar não térmico (“pasteurização a frio”).
- Vantagens:
- aumentar a segurança alimentar;
- melhorar a aceitação pelo consumidor;
- aumentar a durabilidade de produtos alimentares perecíveis, como é o caso de produtos do mar refrigerados.
Os estudos revelam a aplicabilidade da pasteurização a frio aos produtos do mar, mantendo a sua qualidade durante mais tempo (textura, sabor, aparência), e reduzindo o desperdício ao longo de toda a cadeia de distribuição, desde a produção (e.g. aquaculturas), até ao consumidor final.
- Aplicações:
- todas as espécies de peixe filetado, mariscos ou bivalves, embalados ou em conserva
Monitorização da qualidade durante o armazenamento
- Tecnologias inteligentes de monitorização da qualidade durante o armazenamento ou transporte dos produtos do mar. Será apresentado neste workshop o exemplo das etiquetas inteligentes TTI (“time and temperature indicators” ou indicadores de tempo e temperatura).
- Vantagens:
- permitem seguir o histórico de temperatura dos produtos alimentares usando reações enzimáticas com modificação de cor;
- permitem monitorizar de modo rápido e barato a conservação dos alimentos durante toda a cadeia de armazenamento e distribuição.
- Aplicações:
- produtos do mar (ex. pescado e marisco), refrigerados ou congelados.
Serão também consideradas outras etiquetas inteligentes, que estão a ser desenvolvidas para monitorizar aspetos de qualidade ou deterioração dos produtos do mar e outros alimentos.
Desenvolvimento de marcadores de qualidade alimentar
- Efeitos do processamento/tempo de armazenamento em peixe filetado (Robalo), integrando vários tipos de análise: índices físico-químicos e sensoriais com tecnologias avançadas (análises de microbioma e proteoma).
- Vantagens:
- avaliar correlações entre processamento/tempo de armazenamento e os índices mais relevantes para qualidade;
- identificar e validar novos biomarcadores de qualidade e segurança alimentar.
- Aplicações:
- Todos os produtos do mar (pescado e marisco).