CCMAR organiza curso intensivo de bem-estar de peixes | - CCMAR -

CCMAR organiza curso intensivo de bem-estar de peixes

O curso “Fish welfare” decorreu entre 11 e 13 de novembro de 2019, na Universidade do Algarve (Faro) e registou a participação de 50 pessoas de oito países, representando os setores da indústria, academia, organizações não governamentais, aquários e oceanários públicos, veterinários e instituições governamentais.

Este curso intensivo teve a duração de três dias, durante os quais os participantes puderam debater e discutir novos avanços no bem-estar de animais em cativeiro e de peixes usados para fins experimentais. Em cima da mesa estiveram temas como a cognição e sentiência (capacidade de sentir dor), sistemas sensoriais e stress, aplicações da investigação, saúde e patologias, certificações e políticas relacionadas com o bem-estar.

Lynne Sneddon, da Universidade de Liverpool (UK), Michail Pavlidis, da Universidade de Creta (Grécia), Francesc Padrós, da Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha) e Jeff Lines, da Silsoe Systems (UK), foram alguns dos peritos de renome que marcaram presença neste evento ímpar.

O curso conseguiu ainda atrair a presença de diversos investigadores de outras áreas de trabalho, que deram o seu aporte e conferiram uma perspetiva mais holística e prática ao curso.

Em paralelo com a realização deste curso, foi lançado um livro sobre o mesmo tema que contou com a edição de João L. Saraiva, investigador do CCMAR e líder do grupo Fish Ethology and Welfare.