Investigadores do CCMAR participaram no congresso ALGAEUROPE
Investigadores e bolseiros do grupo MarBiotech do CCMAR participaram no congresso ALGAEUROPE que decorreu em Paris, no início de dezembro. Vários especialistas em biomassa algal juntaram-se neste congresso para perceber a evolução do setor a nível de investigação, produção e comercialização.
Ao longo dos três dias de congresso, os nossos investigadores fizeram várias apresentações orais e apresentaram os seus posters.
O investigador, João Varela, apresentou o seu trabalho intitulado ALGARED+: old and new microalgae for novel bioactivities, em que mostrou alguns resultados do projeto. Na apresentação, falou sobre as novas espécies de microalgas isoladas em laboratório e mostrou que alguns extratos de microalgas apresentam atividades antitumorias e osteogénicas. Por sua vez, o nosso investigador Gangadhar Katkam explicou como isolou e identificou, pela primeira vez, dois compostos produzidos pela espécie de microalga Isochrysis galbana T-ISO – Loliolide e Isololiolide - que poderão ser usados como um método de prevenção e tratamento do cancro do fígado em humanos.
As investigadoras Luísa Barreira e Etiele Morais apresentaram os seus posters do projeto GreenTreat.
Tamára Santos, estudante de doutoramento, exibiu o seu plano de trabalhos com um poster intitulado Microbiome-mediated improvement of industrial produced microalgae, onde irá usar metodologias high-throughput e sequenciamento de próxima geração para determinar o microbioma associado à produção industrial de microalgas. Mariana Carneiro, também aluna de doutoramento, em colaboração com o CCMAR e a Necton expôs o seu trabalho com LEDs e explicou que o uso destas luzes durante a noite permite um aumento significativo de biomassa no início da fase exponencial, com um bom rácio preço-benefício, sem stressar as microalgas.
A estudante de doutoramento, Lisa Schüler, também apresentou o seu poster sobre Isolation of carotenoid-hyperproducing mutants of Tetraselmis sp. CTP4 by fluorescence-activated cell sorting. Em colaboração com o CCMAR e a empresa Necton S.A., a bolseira Inês Maia, apresentou o seu trabalho em que compara o crescimento de três espécies de diatomáceas e a sua eficiência fotossintética.
Portugal foi o segundo país mais bem representado neste congresso, tendo sido França o primeiro.