Alunos do 2º ano lançam campanha de sensibilização sobre cavalos-marinhos | - CCMAR -
 

Alunos do 2º ano lançam campanha de sensibilização sobre cavalos-marinhos

 

Quando souberam que os cavalos-marinhos na Ria Formosa estão a desaparecer, os alunos da turma SL_2A, da escola Eb1 São Luís ficaram preocupados e decidiram agir. E com a orientação da sua professora Anabela Pimenta, estes alunos do 2º ano desenvolveram uma campanha de sensibilização de conservação marinha

A campanha começou com uma pesquisa: os alunos reuniram informação sobre os cavalos-marinhos e fizeram apresentações para a partilharem com os seus colegas. Com o que pesquisaram sobre cavalos-marinhos, criaram um jogo para crianças. Mas queriam ir ainda mais além e contribuir para a conservação desta espécie tão especial… 

Foi nessa altura que os nossos investigadores Rute Martins e Jorge Palma foram convidados a participar na campanha destes alunos. Nesta colaboração, a Rute e o Jorge visitaram estes alunos na escola e não só explicaram a situação dos cavalos-marinhos na Ria Formosa, como discutiram atividades que cada pessoa pode fazer para proteger estes peixes que fazem da Ria Formosa o seu refúgio. 

Se percebessem como o cavalo-marinho é especial para todos nós, será que os deixavam de pescar?”, alunos da turma SL_2A.

Motivados para a conservação marinha, os alunos decidiram escrever uma carta ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Faro Rogério Bacalhau, na qual expuseram as suas preocupações e sugeriram algumas ideias que poderão ajudar a proteger os cavalos-marinhos da Ria Formosa. O apelo destas crianças não passou despercebido ao Sr. Presidente, que reuniu com as crianças para falar sobre este problema e sobre as propostas que as crianças apresentaram. 

Foi um prazer colaborar com estas crianças e esperamos que as suas propostas venham a contribuir para a conservação do cavalo-marinho. Espreite esta campanha deliciosa, deixe um comentário e partilhe com os seus amigos! Ajude estes alunos a espalhar a sua importante mensagem de conservação.