CCMAR/BD/05/2022
Bolsa de Investigação – 1 vaga
Projeto n.º 541666287
HealthyBi4Namibe
Ref. ª: CCMAR/BD/05/2022
O Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) abre uma vaga para uma (01) bolsa de Bolsa de Doutoramento, elegível a candidatos de qualquer nacionalidade, incluindo apátridas e beneficiários do estatuto de refugiado politico, na área cientifica das Ciências Biológicas no âmbito do projeto de investigação com a referência n.º 541666287 designado de “HealthyBi4Namibe - Development of technological tools to improve and reduce health risks for bivalve consumption in Angola” , financiado pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. no âmbito das seguintes condições:
Instituição de Acolhimento e Contratante: CCMAR
Esta bolsa é destinada a destina-se à realização de atividades de I&D por estudantes inscritos num doutoramento, à data de inicio da bolsa, visando a consolidação da sua formação científica, através do desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor.
Plano de Trabalhos, Tarefas e Objetivos:
O projeto HealthyBi4Namibe foca-se no estudo e caracterização do impacto das ameaças ambientais (patógenos, florações tóxicas de algas e poluentes ambientais) em bivalves marinhos para desenvolver e implementar tecnologias para avaliar e melhorar a sua qualidade e risco de segurança para consumo humano no Namibe (Angola).
Especificamente, o bolseiro/a estará envolvido nas seguintes tarefas e objectivos:
1. Participação em campanhas de recolha de amostras ambientais e bivalves (mexilhões e ostras) em Faro e Namibe;
2. Preparação de amostras para análise transcritómica e metagenómica;
3. Análise bioinformática de transcritomas e sua confirmação por técnicas de biologia molecular;
4. Análise bioinformática de microbiomas;
5. Planeamento e desenho experimental no contexto dos objetivos do projeto;
6. Desenvolver e participar em atividades de transferência de tecnologia/conhecimento e divulgação e redação de artigos científicos no contexto dos objetivos do projeto;
7. Contribuir para a manutenção geral do laboratório do laboratório anfitrião.
Orientador Científico:
Doutor João Cardoso, investigador no CCMAR e coordenador do projeto no CCMAR e Professora Deborah Power, Professora Catedrática na UALG e líder de grupo no CCMAR.
Local de Trabalho:
O local de trabalho é no CCMAR (Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, Faro, Portugal).
Requisitos para a candidatura:
Os candidatos devem cumprir as seguintes condições:
1) Mestrado em Biotecnologia, Biologia Molecular, Biologia, Aquacultura ou áreas afins.
2) Bons conhecimentos de inglês escrito e falado.
3) Disponibilidade para viajar e trabalhar por curtos períodos (até 2 meses) em Angola.
O não cumprimento dos requisitos justifica a rejeição da candidatura.
Considera-se uma vantagem:
Experiência anterior em laboratório de investigação científica e com experiência comprovada em várias das seguintes atividades: técnicas de biologia molecular (extração de ARN, síntese de cDNA, PCR, qPCR); ferramentas de bioinformática aplicadas a análise de transcritomas e metagenomas de organismos marinhos e amostras ambientais marinhas.
Em caso de empate entre os candidatos durante o processo de seleção, este argumento poderá ser utilizado para selecionar os candidatos.
Critérios de Avaliação: Através da análise dos documentos de candidatura, os critérios de avaliação e as respectivas ponderações são os seguintes:
1. Nota final de Mestrado (30%);
2. Experiência em técnicas de biologia molecular– 20%;
3. Experiência em análise de dados de microbioma e transcritoma - 25%;
4. Experiência anterior de trabalho em laboratório de investigação científica - 10%;
5. Artigos científicos publicados na área do conhecimento - 15%;
O comité de seleção reserva o direito de contactar ou entrevistar candidatos em caso de necessidade de informação adicional ou clarificação de aspectos documentais caso seja necessário. A eventual entrevista permitirá avaliar com mais detalhe a parte curricular usada para avaliar o/a candidato/a segundo os critérios listados em cima.
Na eventualidade de os candidatos a concurso não possuírem o perfil adequado para as funções propostas comité de seleção reserva-se o direito de encerrar o concurso sem qualquer recrutamento. Na eventualidade de não se poder atribuir o lugar ao candidato selecionado porque não cumpriu os requisitos documentais, ou por outra razão, ou posteriormente se o candidato rescindir a bolsa, o júri reserva-se, o direito de atribuir lugar ao candidato seguinte na ordem de seriação final, mediante juízo de conveniência e oportunidade com base na lista de reserva de selecção que pode ser utilizada até 6 meses da data do presente edital.
Condições da Bolsa: A bolsa terá uma duração de 12 meses, e é esperada que inicie a partir de Março de 2022. A bolsa pode ser eventualmente renovada por período de 12 meses ou até ao final do projeto de investigação, nunca excedendo os 48 meses. O bolseiro exerce funções em regime de dedicação exclusiva, de acordo com o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI), e o regulamento de bolsas do CCMAR (ver aqui https://bit.ly/3aXyXQu), baseado na Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação) alterado pelo decreto – Lei 123/2019 de 28 de Agosto I.P.. O subsidio de manutenção mensal de 1144.64€ será pago mensalmente através de transferência bancária e será automaticamente actualizado conforme actualização da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ver aqui https://bit.ly/2ZcxUGJ).
Período de Candidatura: de 18 de Fevereiro de 2022 a 07 de Março de 2022, às 23:59 (hora de Lisboa, Portugal).
Processo de Candidatura e Documentos Obrigatórios:
Só são aceites candidaturas completas e submetidas direta e obrigatoriamente no site do CCMAR https://www.ccmar.ualg.pt/list/job que têm que incluir:
⦁ Uma carta de motivação (em inglês).
⦁ Curriculum Vitae detalhado (em inglês);
⦁ Cópia do certificado de mestrado com a classificação final na escala portuguesa (se atribuído por uma instituição portuguesa de ensino superior) ou cópia do certificado de reconhecimento do grau de mestre com a classificação final na escala portuguesa por uma Instituição de Ensino Superior Portuguesa Pública ou pela DGES – Direção Geral do Ensino Superior (se o grau foi atribuído por uma universidade estrangeira).
⦁ A declaração de honra completa (disponível na plataforma de candidatura) para o/a candidato/a que ainda não pode enviar a cópia do certificado de mestrado com a classificação final na escala portuguesa (se atribuído por uma instituição portuguesa de ensino superior) ou a cópia do certificado de reconhecimento do grau de mestre com a classificação final na escala portuguesa (se o grau foi atribuído por uma universidade estrangeira), tal como indicado acima.
⦁ O contacto de email de até 3 referências.
A submissão de uma candidatura sem os documentos/informações acima requeridos determina a imediata rejeição da candidatura.
Resultados e Audiência Prévia: Notificação sobre a admissão e os resultados da seriação serão comunicados por email aos candidatos até 90 dias úteis após o termo do prazo de apresentação das candidaturas. Após a referida notificação, os candidatos têm 10 dias úteis para se pronunciar/contestar a decisão preliminar.
Candidatos detentores de certificados comprovativos de grau emitido por uma universidade estrangeira devem ter o seu certificado reconhecido em Portugal até à data indicada na comunicação de atribuição do lugar. O não cumprimento justifica a exclusão do procedimento. Informação sobre o reconhecimento de graus pode ser obtida em qualquer universidade portuguesa ou aqui (https://bit.ly/3afyQQU). A Direção do CCMAR reserva-se o direito de prolongar o período acima mencionado, mediante pedido do candidato e caso não impacte negativamente o cumprimento do programa de trabalhos.
Comité de Seleção:
Doutor João Cardoso, investigador no CCMAR e coordenador do projeto no CCMAR (Presidente), Professora Deborah Power, Professora Catedrática na UALG e líder de grupo no CCMAR (membro) e Doutora Rute Castelo Félix, investigadora na UALG e no CCMAR (Membro).
Notas:
Documentos a apresentar para a contratualização da bolsa:
Depois de selecionado o/a candidato, serão pedidos os seguintes documentos/informações para a contratação:
- Comprovativo de matrícula e inscrição no doutoramento.
-Se aplicável, cópia do certificado de mestrado (se atribuído por uma instituição portuguesa de ensino superior).
- Se aplicável, cópia do certificado de reconhecimento do grau de mestre por uma Instituição de Ensino Superior Portuguesa Pública ou pela DGES – Direção Geral do Ensino Superior, se o grau foi atribuído por uma universidade estrangeira).
-Documento comprovativo do cumprimento do regime de dedicação exclusiva.
- Identificação civil, fiscal e de segurança social (se aplicável).
- IBAN
- Ciência ID https://www.ciencia-id.pt/CienciaID/HomePage.aspx
- Documento que comprove o país de residência, autorização de residência ou outro documento
legalmente equivalente, quando aplicável, com validade à data de início da bolsa.
Contrato de Bolsa
Após a selecção do candidato/a e da receção de toda a documentação necessária, será celebrado um contrato de bolsa em conformidade com o modelo aqui.
Avaliação do bolseiro/a
No termo de cada período de duração do contrato de bolsa, a actividade do bolseiro/a é avaliada pelo seu orientador, através da aplicação dos seguintes critérios de avaliação em conformidade com o modelo apresentado em baixo:
Critério 1 - Conformidade com o plano de atividades (30%)
Critério 2 – Desempenho técnico-científico (30%)
Critério 3 - Elaboração de relatórios sobre as atividades científicas e participação em atividades de transferência de conhecimento (30%)
Critério 4 – Responsabilidade e assiduidade (10%)
Relatório do orientador aqui
Relatório do Bolseiro/a
No final de cada período de duração do contrato de bolsa (se aplicável) o/a bolseiro/a deve preencher o relatório final de acordo com o modelo aqui..
A Direção reserva-se o direito de, ponderadas circunstâncias supervenientes à data de publicação deste edital, de dar sem efeito o presente concurso.
O/A candidato/a com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os candidatos devem declarar na candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do diploma supramencionado.
Política de não discriminação e de igualdade de acesso do CCMAR : Nenhum/a candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, género, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, origem ou condição social, património genético, deficiência, doença crónica, nacionalidade, etnicidade, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.
Faro, 15 de Fevereiro de 2022