CCMAR com forte presença na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas 2022 | - CCMAR -
 

CCMAR com forte presença na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas 2022

 

Durante a semana da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC), o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR-Algarve) participou em vários eventos que destacaram a importância de preservar e conservar os oceanos e os ecossistemas marinhos. 

No evento que decorreu entre 27 de junho e 1 de julho no Parque das Nações, em Lisboa, as áreas marinhas protegidas (AMPs) foram um dos tópicos mais falados. As nossas investigadoras Barbara Horta e Costa e Juliette Biquet participaram numa conversa - world café - sobre a importância das áreas marinhas protegidas, que decorreu no dia 27 de junho no Ocean Base Camp, a convite da Sciaena. As investigadoras participaram ainda na marcha pelo clima, realizada no dia 29 junho e com o mote “Ocean action is climate action”. Como Embaixadora do European Marine Board (EMB), a Juliette ainda participou no fórum da juventude.

No dia 30 de junho, Bárbara Horta e Costa apresentou o 'Resilience Self Assessment Tool' (R-SAT) do Projeto Europeu "Ocean Governance" num evento dedicado a gestores de AMPs. O CCMAR é recentemente parceiro deste projeto que irá tentar implementar esta ferramenta de avaliação da resiliência da gestão das AMPs a nível nacional com os nossos gestores. 

No dia 1 de julho, a investigadora esteve presente na Conferência dos Oceanos, onde entregou os Prémios Blue Park 2022 às áreas marinhas protegidas destacadas pelo seu excelente trabalho de monitorização e gestão das suas águas e biodiversidade marinha. Este prémio “representa o que foi tão aguardado por muitos de nós nesta conferência: tenta mudar o paradigma existente para garantir a qualidade das AMPs, através de standards que devem ser cumpridos -, e não garantir apenas o seu aumento em quantidade, o que acontece através de métricas com percentagens de cobertura.”

No evento lateral “One sustainable Ocean”, no Pavilhão de Portugal, promovemos o EMBRC.PT – uma infraestutura de investigação europeia que permite a investigadores académicos ou ligados à indústria uma forma de aceder a recursos marinhos, equipamentos, serviços e instalações científicas em diferentes centros parceiros do EMBRC - e o laboratório associado CIMAR-LA que reúne o trabalho de dois excelentes centros de investigação marinha em Portugal: o CCMAR e o CIIMAR

Para Ana Amaral, responsável pelo acesso às infraestruturas do CCMAR, “conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável é também partilhar recursos científicos e infraestruturas de investigação, partilhar amostras biológicas marinhas, reduzindo esforço de amostragem nos oceanos e partilhar conhecimento entre cientistas, stakeholders e indústria.”

No dia 27 de junho, o Governo Português afirmou que ia aprovar a nova Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário no Algarve: o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado. Esta proposta foi entregue ao Governo em 2021 pelo CCMAR, Universidade Do Algarve e Oceano Azul Foundation.

O nosso investigador Rui Santos participou na apresentação do novo projeto pioneiro “Gulbenkian Carbono Azul” da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com o CCMAR e a WWF Portugal. O investigador falou sobre as oportunidades existentes em Portugal em termos de ecossistemas marinhos e costeiros com potencial para sequestrar dióxido de carbono da atmosfera.

Os investigadores Alexandra Teodósio, Ester Serrão, Francisco Leitão, Vânia Baptista (CCMAR e Universidade do Algarve) organizaram uma conferência online sobre “Marine Africa: the role in excellence in capacity building to increase globally ocean health and quality of life”, no dia 30 de junho. Foram apresentados vários projetos desenvolvidos pelos investigadores em África como o LuandaWaterFront, Biofish-QoL, LittleFish-STP, entre outros. O evento contou com 51 participantes de oito países e 18 instituições. A gravação deste evento irá estar disponível AQUI.

Os nossos investigadores Jorge Gonçalves e Mafalda Rangel participaram na organização do evento “: Sistema de Alerta, Predicción y Observación (S.A.P.O) de los impactos del cambio climático sobre la pesca en el Gran Ecosistema Marino de la Corriente de Humboldt”. Este era um evento de apresentação do novo sistema SAPO que se baseia no uso de tecnologias inovadoras para analisar os impactos das alterações climáticas na pesca.