Nas pradarias de ervas marinhas todos os cavalos são marinhos
Entre 3 de junho e 11 de julho, decorreu na E.B. 2,3 Santo António uma Ação de Formação para Professores do pré-escolar e do 1º e 2º ciclo denominada “Nas pradarias de ervas marinhas todos os cavalos são marinhos”, acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e que contou com a presença de 20 formandos.
Nas sessões teóricas desta ação organizada pelos investigadores dos projetos SEAGHORSE e Blue Forests Education foram abordados conceitos teórico-práticos básicos para a compreensão dos serviços ecossistémicos prestados pelas pradarias de ervas marinhas e da biologia e ecologia dos cavalos-marinhos. Foi ainda realizada uma saída de campo à Ria Formosa que incluiu uma visita ao santuário dos cavalos-marinhos e à Estação de Aquacultura do Ramalhete onde se faz a criação destes animais.
Como resultado final, os professores conceberam propostas de atividades educativas a realizar com os alunos sobre a temática, que foram partilhadas num fórum para que todos os formandos as possam adaptar nas respetivas escolas.
A Ria Formosa está a sofrer distúrbios antropogénicos que levam ao declínio das pradarias de ervas marinhas e de alguns organismos associados a elas, como os cavalos-marinhos. Em 2001 albergava a maior densidade de cavalos-marinhos do mundo, que diminui drasticamente para 10%. Estas espécies carismáticas usam as pradarias de ervas marinhas para se camuflarem e capturarem presas, segurando-se às plantas com as suas caudas.
O projeto SEAGHORSE que resulta da colaboração entre o CCMAR / Universidade do Algarve e a Fundação Belmiro de Azevedo, pretende alterar esta situação, investigando o papel das ervas marinhas na ecologia trófica dos cavalos-marinhos e realizando ações de restauro de ervas marinhas e de repovoamento de cavalos-marinhos.
Uma vertente importante deste projeto é a sua intervenção educacional que está também a ser desenvolvida no projeto "Blue Forests - Boosting Blue Forests Education and Capacity Building", financiado pelo EEA Grants. As escolas do Algarve, de Setúbal e da Noruega estão a ser envolvidas, tendo em vista a formação e capacitação de docentes e a realização de projetos educativos e curriculares a serem desenvolvidos nas escolas.