Teresa Correia vence concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2022 | - CCMAR -

Teresa Correia vence concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2022

O projeto da nossa investigadora Teresa Correia foi um dos 13 projetos portugueses selecionados pelo concurso pelo Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2022. Das 546 propostas, apenas 33 novos projetos promovidos por centros de investigação e universidades de Espanha e Portugal na área da biomedicina e saúde foram aprovados.

“Com o prémio CaixaResearch Health vamos poder continuar a melhorar a técnica da ressonância magnética cardíaca para obter mapas detalhados do fluxo sanguíneo no coração, com o objetivo de identificar anomalias e tratá-las precocemente. Este prémio vai-nos permitir ainda fazer ciência de elevada qualidade no Algarve em colaboração com outros centros de investigação, altamente prestigiados, de Portugal e Espanha, que trabalham nas áreas da ressonância magnética, inteligência artificial e cardiologia”, salienta Teresa.

A cardiopatia coronária é uma das principais causas de morte a nível mundial que acontece quando o fluxo de sangue para o coração fica limitado. A deteção precoce desta patologia é extremamente importante para prevenir incidentes potencialmente fatais.

Atualmente, o método mais utilizado para a deteção precoce da cardiopatia coronária consiste na angiografia coronária, um procedimento invasivo que requer internamento hospitalar e expõe o doente à radiação. No entanto, existe uma alternativa à angiografia: a ressonância magnética cardíaca de perfusão. Apesar de se tratar de um procedimento seguro e não invasivo, apresenta dois inconvenientes: baixa qualidade de imagem e uma cobertura incompleta do coração.

Para ultrapassar estes inconvenientes, a nossa investigadora Teresa Correia em parceria com a Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Universidade de Valladolid e o Centro Nacional de Investigaciones Cardiovasculares Carlos III -CNIC vão desenvolver um novo método para obter dados sobre a saúde do coração. Este novo método irá contribuir para a melhoraria do diagnóstico e tratamento da cardiopatia coronária e aumentar as taxas de sobrevivência, da qualidade de vida e da segurança dos doentes.

O Concurso CaixaResearch apoia iniciativas de investigação de base, clínica e translacional de excelência e com forte impacto no que se refere aos desafios de saúde na área das doenças cardiovasculares, infeciosas e oncológicas, e das neurociências. O concurso CaixaResearch é realizado em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.