Estivemos doze dias nas águas de Cascais, Mafra e Sintra a descobrir os seus segredos | - CCMAR -
 

Estivemos doze dias nas águas de Cascais, Mafra e Sintra a descobrir os seus segredos

 

Durante 1 a 12 de outubro, os nossos investigadores Frederico Oliveira, Luis Bentes, Pedro Monteiro, Nuno Henriques e Jorge Gonçalves estiveram a bordo do navio Santa Maria Manuela na Expedição Oceano Azul Cascais | Mafra | Sintra para aprofundar o conhecimento científico desta região marinha.

Durante 12 dias, os investigadores foram à descoberta dos segredos e património natural desta região para definirem a melhor forma de a proteger e gerir. O CCMAR foi o responsável pelo mapeamento dos habitats marinhos entre os 20 e os 100 metros de profundidade, onde os investigadores utilizaram um robot subaquático (ROV).

Através do ROV, detetaram habitats prioritários com interesse para a conservação e desvendaram jardins de corais e esponjas, florestas de laminárias (kelp) e recifes de sabelárias - habitats com estatuto de conservação internacional. O nosso investigador e coordenador da equipa, Jorge Gonçalves, acrescentou que “estes habitats são essenciais para muitas espécies marinhas incluindo muitas com interesse comercial como o peixe galo, pargos, polvos e santolas e que como tal necessitam de proteção.”

Os dados recolhidos foram transferidos para os gabinetes e laboratórios, onde as imagens estão agora a ser processadas e analisadas. Os resultados serão partilhados num relatório científico que irá contribuir para o diagnóstico preliminar do estado ecológico e do valor do património natural desta região do país.

Os nossos investigadores salientam a complexidade da operação com ROV devido às condições do mar desafiantes e existência de artes de pesca, algumas perdidas, no fundo do mar. “O destaque foi certamente a Montanha de Camões, uma elevação subaquática, a cerca de 12 milhas náuticas largo do Cabo da Roca, onde foram observadas as referidas florestas de laminarias e os jardins de gorgónias e corais dourados.”, contam.

A Expedição Oceano Azul Cascais | Mafra | Sintra foi financiada e coordenada pela Fundação Oceano Azul e teve o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Mafra e Sintra. Contou com mais de 45 investigadores do CCMAR, MARE, Ispa - Instituto Universitário, Politécnico de Leiria, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, Universidade da Madeira, CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, IPMA e Instituto Hidrográfico.