CCMAR/TSA/08/2022 | - CCMAR -

CCMAR/TSA/08/2022

           

Técnico/a Superior de Aquacultura [M/F] – 1 vaga

 Referência CCMAR/TSA/08/2022

O Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) abre uma vaga de técnico/a superior de aquacultura (M/F) para satisfação de necessidades temporárias em regime de contrato de trabalho a termo incerto, de modo a apoiar os trabalhos desenvolvidos na Estação Marinha do Ramalhete e outras instalações de organismos aquáticos no âmbito do projeto UIDB/04326/2020 financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT, projetos associados e atividades conexas.

• Tarefas a executar:

o Tarefas relacionadas com a manutenção e crescimento de organismos, incluindo manutenção de equipamentos, preparação e fornecimento de rações e controlo sanitário;

o Tarefas relacionadas com a reprodução das fases jovens dos organismos: manutenção dos sistemas de reprodução e da cadeia alimentar, manuseamento e transferência de organismos entre tanques;

o Monitorização das condições ambientais e participação em tarefas relacionadas com a manutenção dos sistemas de tratamento de água doce e salgada;

o Planeamento e montagem de circuitos experimentais para experimentação;

o Limpeza e manutenção de tanques, aquários, filtros de areia e tubulações;

o Condução de veiculo para transporte de pessoas e materiais entre o Campus de Gambelas e a estação marítima;

o Eventualmente outras tarefas não especificadas acima, mas necessárias ao funcionamento da estação marítima, aquários e ao bom desenvolvimento das atividades experimentais.

• Salário: Salário ilíquido mensal a partir de 1408,71€.

• Perfil necessário:

O candidato deverá:

1. Ter experiência de trabalho com organismos aquáticos ou na indústria da aquacultura.

2. Ser titular da autorização certificada obrigatória pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária para realizar procedimentos em animais (artigo 21º e artigo 31º do Decreto-Lei n.º 113/2013, de 7 de agosto).

3. Ser titular da carta de condução categoria B.

4. Possuir o grau de Mestre em ciências biológicas ou áreas afins relevantes para a posição.

5. Estar fisicamente apto para realizar as tarefas acima mencionadas.

Só serão considerados os candidatos que reúnam o perfil exigido.

Condições do contrato de trabalho: contrato de trabalho a termo incerto a partir de fevereiro de 2023.

• Período de Trabalho: 35 horas semanais, podendo trabalhar aos finais de semana quando necessário.

• Local de Trabalho: Estação Experimental de Campo de Ramalhete (perto do aeroporto de Faro), Portugal e Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.

• Processo de apresentação de candidaturas e documentação: Só serão consideradas as candidaturas apresentadas através do site do CCMAR: https://www.ccmar.ualg.pt/list/job. As candidaturas são consideradas corretamente submetidas apenas depois de o/a candidato/a ter recebido um e-mail de confirmação por parte do CCMAR. As candidaturas (em inglês) devem incluir:

  1.  Carta de Motivação que deve abordar os requisitos do perfil.
  2.  CV detalhado.
  3.  Cópia do certificado de Licenciatura e de Mestrado.
  4.  Contatos de e-mail de até 3 referências.

• Período de Candidatura: entre 1 de dezembro de 2022 e 31 de dezembro de 2022 às 23h59 (hora de Lisboa, Portugal).

• Comissão de Seleção: Adelino Canário, Presidente da Direção do CCMAR (Presidente), Pedro Guerreiro, investigador sénior do CCMAR (membro) e João Reis, Responsável da Estação (membro).

•Critério de seleção:

Através da análise dos documentos de candidatura, os critérios de avaliação e o seu peso relativo para classificação são os seguintes:

1. Habilitações académicas (20%)

2. Experiência comprovada de trabalho com organismos aquáticos ou na indústria da aquacultura (60%).

3. Experiência comprovada na construção e manutenção de sistemas RAS (Recirculating Aquaculture Systems) (20%)

A comissão de seleção reserva-se o direito de contactar e entrevistar os candidatos caso seja necessária informação adicional ou esclarecimento de qualquer aspeto curricular. Caso ocorra, a entrevista visa avaliar mais detalhadamente os itens curriculares utilizados para classificar o candidato conforme a lista acima.

Na eventualidade de nenhum candidato possuir o perfil necessário, a comissão de seleção reserva-se o direito de encerrar o edital sem qualquer recrutamento. Caso a pessoa selecionada não assine o contrato por incumprimento de requisitos documentais ou qualquer outro motivo, ou posteriormente no decurso do contrato caso se demita, o júri reserva-se o direito, por conveniência e oportunidade, de atribuir o o lugar ao/à próximo/a candidato/a de acordo com as posições de classificação com base na lista selecionável que pode ser utilizada até 24 meses a partir da data do presente edital.

A direção do CCMAR reserva-se o direito, por alteração das circunstâncias à data do presente anúncio, de cancelar o presente concurso sem qualquer recrutamento.

  • Resultados: As listas de candidatos admitidos e excluídos, e a lista de classificação final, serão publicadas no site do CCMAR em https://www.ccmar.ualg.pt/list/job-closed e todos os candidatos serão notificados por email.

 

• Prazo de Audiência Prévia e Decisão Final: Após a notificação, os candidatos têm 10 dias úteis para contestar a decisão provisória enviando um e-mail para a comissão de seleção. As decisões finais serão anunciadas no prazo de 90 dias após o prazo de inscrição.

Candidatos detentores de certificados comprovativos de grau emitido por uma universidade estrangeira devem ter o seu certificado reconhecido em Portugal até à data indicada na comunicação de atribuição do lugar. O não cumprimento justifica a exclusão do procedimento. Informação sobre o reconhecimento de graus pode ser obtida em qualquer universidade portuguesa ou aqui. A Direção do CCMAR reserva-se o direito de prolongar o período acima mencionado, mediante pedido do candidato e caso não impacte negativamente o cumprimento do programa de trabalhos.

O/A candidato/a com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os candidatos devem declarar na candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do diploma supramencionado. 

Política de não discriminação e de igualdade de acesso do CCMAR : Nenhum/a candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, género, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, origem ou condição social, património genético, deficiência, doença crónica, nacionalidade, etnicidade, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

 

 

29 de Novembro de 2022

Logo FCT
Logo do Governo
Position 
Equipa Técnica
Period 
01/12/2022 a 31/12/2022