Catarina Marreiros distinguida com prémio da Sociedade Portuguesa de Nefrologia | - CCMAR -

Catarina Marreiros distinguida com prémio da Sociedade Portuguesa de Nefrologia

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia distinguiu o trabalho de investigação de Catarina Marreiros, estudante de doutoramento do CCMAR, com o prémio de melhor trabalho na área da diálise peritoneal. Catarina encontra-se a desenvolver a sua tese de doutoramento no grupo Functional Biochemistry and Proteomics, em colaboração com o serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve.

O estudo, intitulado “Gla rich protein (GRP) serum levels associate with left ventricle hypertrophy and pulse pressure in peritoneal dialysis patients”, mostrou que reduzidos níveis da gla rich protein no sangue se relacionam com parâmetros de risco cardiovascular. Este fenómeno foi verificado em doentes renais a fazer diálise peritoneal, uma técnica de substituição da função renal alternativa à hemodiálise.

Os resultados preliminares deste estudo sugerem que a gla rich protein poderá ser um potencial biomarcador para o diagnóstico do risco cardiovascular em doentes renais.

O prémio foi atribuído pela comissão científica no Encontro Renal 2023, realizado no Porto em Novembro de 2023.