"Numa operação inédita na Madeira, cientistas do Laboratório de biologia, ecologia e conservação marinha da Madeira (MBe Lab), em colaboração com o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMar) levaram a cabo uma campanha de mergulho científico com o objectivo de determinar as taxas de fotossíntese, respiração e calcificação de algas vermelhas calcárias no seu ambiente natural".
Um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) acaba de publicar na revista Scientific Reports, do grupo Nature, um estudo sobre o efeito da acidificação dos oceanos causado pelo aumento global de CO2 numa erva marinha muito abundante na Ria Formosa, a Cymodocea nodosa.
Recebemos dois grupos de estudantes com dois interessantes projectos de sensibilização ambiental. É sempre um prazer receber jovens com ideias tão boas!
Entre os dias 6 e 18 de Dezembro, 9 alunos do Mestrado em Biologia Marinha irão defender a sua tese.
“Cientificamente provável” é o nome do projeto que quer levar a ciência do CCMAR às escolas. O projeto vai no segundo ano letivo e o sucesso é tal que já estão praticamente esgotadas as iniciativas.
A Julia iniciou o seu doutoramento no CCMAR onde irá testar novas tecnologias para a reconstrução das pradarias de ervas marinhas portuguesas. Bem-vinda à equipa!