ÁGUAS VIVAS por João Rodrigues
CCMAR SEMINARS
18 de abril, 13h30
Anf. C (CP)
ÁGUAS VIVAS por João Rodrigues
“Um dos maiores tesouros da nossa região”: é assim que João Rodrigues, fotógrafo português caracteriza a magia escondida nas águas algarvias. A palestra “Aguas Vivas por João Rodrigues” revela fotografias que captam momentos únicos de animais marinhos nas águas algarvias, dando a conhecer três histórias incríveis do património natural escondido abaixo da superfície.
A mostra retracta a beleza subaquática da região do Algarve, que em parte se encontra ameaçada e pretende contribuir para que mais pessoas possam conhecer este tesouro submerso que merece a especial atenção de todos.
As fotografias foram captadas no passado ano de 2017 no Mar do Algarve, ao longo de mais de quatro meses de mergulho.
“Acredito que as entidades públicas e outras organizações, com responsabilidade na gestão do território, devem contribuir activamente para uma maior informação e preservação do meio ambiente. As inquietantes notícias sobre a prospecção e exploração de hidrocarbonetos, assim como a poluição e sobre-exploração pesqueira, reforçam o meu sentido de missão em dar a conhecer aquilo que posso ver com os meus olhos e capturar com a minha máquina fotográfica”, conta o fotógrafo.
Biografia
João Rodrigues, fotojornalista de história natural e conservação, nasceu em 1989, na cidade de Torres Novas, Portugal. Fascinado pelo mundo natural, mudou-se para Faro, aos 17 anos de idade, para estudar biologia e satisfazer o seu desejo de viver perto do mar.
João Rodrigues licenciou-se em Biologia pela Universidade do Algarve, em Faro, e obteve o grau de Mestre em Biodiversidade e Conservação Marinha pela Universidade de Ghent, na Bélgica.
Como biólogo e mergulhador (técnico, rebreather e espeleo-mergulhador), João Rodrigues tem sido muito ativo na exploração e no estudo de ambientes marinhos e aquáticos.
João Rodrigues acredita que a fotografia é uma das armas mais poderosas para a conservação da Natureza. Atualmente, é colaborador da revista National Geographic Portugal e encontra-se a trabalhar em projetos de divulgação do património natural subaquático algarvio assim como a colaborar com grupos de investigação de universidades portuguesas.
Combinando um conhecimento académico aprofundado em ambientes selvagens (especialmente marinhos e aquáticos) com uma perspetiva diferente para captar imagens, o seu objetivo é apaixonar e educar as pessoas sobre a natureza, através da sua fotografia.