CCMAR colabora em estudo luso-espanhol sobre pesca recreativa
A pesca recreativa, apesar de ser uma das atividades de lazer mais importantes no nosso país, ainda se encontra pouco estudada. Por isso, torna-se difícil medir o seu impacto económico ou saber qual o seu contributo (direto ou indirecto) para as respectivas atividades e economias locais.
Foi com base nesta evidência que os investigadores das quatro entidades que integram o projeto (Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Universidade de Santiago de Compostela e Centro de Ciências do Mar - CCMAR) lançaram o estudo online e esperam obter respostas que ajudem na gestão e desenvolvimento sustentável da pesca desportiva.
O grupo que colabora no projeto, do CCMAR, explica que a informação recolhida incide sobre os gastos na atividade, participação e hábitos de pesca (locais e alturas do ano preferenciais), principais espécies capturadas e dados demográficos.
Para o sucesso deste projeto é necessária a mobilização do maior número de pescadores recreativos da zona norte de Portugal e Galiza, daí o esforço dos cientistas na divulgação deste projeto.