Project ALG-05-3559-FSE-000020_RHAQ financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, através do CRESC ALGARVE 2020 do Portugal 2020
O objetivo estratégico do Projeto MarTECH-Algarve é capitalizar as capacidades da Plataforma de Interface do CCMAR (Infraestruturas de Investigação e Plataformas Tecnológicas e Científicas) para promover a incorporação de conhecimento e tecnologia nas empresas do setor do Mar, e aumentar os níveis de investimento privado empresarial em I&D+i.
O projeto MarTECH-Algarve é composto por 5 atividades:
- REDE - Interação Indústria/CCMAR;
- SERVIÇOS - Desenvolvimento de oferta de serviços customizados para as necessidades da indústria;
- COLABORAÇÃO - Articulação com iniciativas e projetos europeus;
- COMUNICAÇÃO - Promoção dos serviços e atividades do projeto;
- CAPACITAÇÃO - Organização de ações de capacitação de agentes do sistema de I&D+i.
A Atividade 1. REDE irá promover sinergias e colaborações entre investigadores e técnicos do CCMAR e profissionais de empresas e indústrias regionais e nacionais, permitindo estabelecer e consolidar uma rede de parceiros cujo interesse comum é a inovação e desenvolvimento do sector Mar, e encontrar pontos comuns de trabalho. Pretende-se, com estas atividades de rede, criar um espaço dedicado a iniciativas regulares de interação e transferência de conhecimento focadas na valorização económica do sector Mar, incluindo a disseminação e difusão de novos conhecimentos e tecnologias gerados no âmbito da I&D+i para o tecido empresarial, de acordo com as necessidades identificadas. Serão ainda criadas condições para desenvolver provas de conceito, e o patenteamento e licenciamento de propriedade industrial resultante das interações de rede. Desta forma, será possível identificar e validar quais as capacidades tecnológicas do CCMAR que poderão reverter em benefício das empresas. As atividades de rede vão permitir identificar tecnologias, conhecimentos e serviços particularmente úteis para responder às necessidades da indústria do sector Mar.
A Atividade 2. SERVIÇOS irá permitir desenvolver estes novos serviços e assistência técnica customizados e disponibilizar de forma acessível toda a oferta de tecnologias, conhecimentos e serviços especializados às empresas do sector, através de um portfolio online de navegação facilitada e conteúdos adaptados ao público-alvo, de forma segmentada.Para além da sua capacidade tecnológica, o CCMAR apresenta ainda um ‘track record’ interessante a nível de colaboração com Infraestruturas de Investigação nacionais e europeias.
A Atividade 3. COLABORAÇÃO foi desenhada de modo a tirar proveito destas colaborações já estabelecidas, o que permitirá atingir resultados ambiciosos num curto intervalo de tempo. Nesta atividade, a extensa rede de colaborações e parcerias internacionais do CCMAR, e a sua capacidade demonstrada em captar financiamento europeu irão alavancar projetos e internacionalização dos processos de I&D+i das empresas nacionais.
A Atividade 4. COMUNICAÇÃO irá disseminar os serviços e tecnologias do CCMAR junto dos seus potenciais utilizadores ao longo do projeto (e em articulação com outras atividades), e implementar uma campanha de promoção mais alargada da oferta de serviços e tecnologias do CCMAR otimizada neste projeto junto dos ‘stakeholders’ mais relevantes a nível regional, nacional e internacional.
Por último, a Atividade 5. CAPACITAÇÃO irá contribuir para a sustentabilidade da Plataforma de Interface do CCMAR, do seu futuro Portfólio de Serviços e Tecnologias e da rede de parceiros estabelecida no âmbito deste projeto através de várias ações de capacitação de agentes do sistema I&D+i na área da transferência de tecnologia e na utilização dos serviços disponibilizados.
De salientar que, no seu conjunto, as atividades do projeto foram delineadas de modo a que num período pós-projeto estes processos de transferência de conhecimento venham a ser reconhecidos como um investimento em inovação e internacionalização por parte das empresas do sector, as quais serão capacitadas para tirar partido dos serviços disponíveis, da rede de parceiros que será montada e das fontes de financiamento europeu existentes para a sua valorização.