3,5 milhões de euros para monitorizar os movimentos da vida marinha na Europa | - CCMAR -
 

3,5 milhões de euros para monitorizar os movimentos da vida marinha na Europa

 

O novo projeto financiado pela União Europeia, STRAITS, irá equipar os quatro cantos da Europa com receptores acústicos que permitem monitorizar os movimentos dos peixes e outros animais marinhos, compreender a sua biologia e ecologia e ajudar na conservação e gestão dos oceanos.
O Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR-Algarve) é um dos parceiros deste projeto que pretende unir esforços entre as várias instituições e trabalhar de forma colaborativa no estudo do movimento dos animais marinhos através de telemetria acústica.

No âmbito da European Tracking Network, o projeto irá instalar receptores de telemetria acústica em quatro zonas chave na Europa: o Estreito da Dinamarca no Mar Báltico, o Canal Norte no Mar Céltico, o Estreito de Gibraltar no Mar Mediterrâneo e os Estreito do Bósforo e de Dardanelos no Mar Negro. Para além disso, irá impulsionar projetos de telemetria acústica que estejam em curso, expandir esforços para interligar as iniciativas de monitorização por toda a Europa, desenvolver planos de gestão de dados e redes para promover o trabalho colaborativo e fornecer dados a Organizações Governamentais nacionais e internacionais.

O investigador do CCMAR-Algarve, David Abecasis afirma que “dada a nossa localização, entre o Oceano Atlântico e o Mediterrâneo, a rede de telemetria acústica do CCMAR assume um papel fulcral, juntamente com os recetores a instalar no Estreito de Gibraltar, na compreensão dos movimentos de grandes migradores como por exemplo o atum rabilho. Para além disso, este projeto vai permitir expandir a rede de recetores acústicos existente no Algarve criando sinergias com outros projetos em curso.”

A telemetria acústica é uma das melhores formas de monitorizar o movimento dos peixes e outros animais marinhos, desde uma escala mais pequena (nível regional) até uma escala global. O avanço da tecnologia permite que esta monitorização seja realizada em áreas maiores e por períodos mais longos, contribuindo com informação chave sobre a biologia e ecologia destes animais. 

O projeto STRAITS é financiado pelo Horizon Europe Framework Program e conta com uma equipa de 10 organizações líderes a nível mundial em telemetria acústica. Em conjunto, os parceiros irão contribuir para o avanço da compreensão dos movimentos dos animais marinhos na Europa, mas não só, e mudarão a forma como a biodiversidade é monitorizada nas águas europeias, contribuindo assim para a conservação dos oceanos e iniciativas de políticas de gestão.