CCMAR participa na Semana da Ciência e Tecnologia | - CCMAR -

CCMAR participa na Semana da Ciência e Tecnologia

Durante os dias 23 e 29 de novembro, celebramos a semana da Ciência e Tecnologia em parceria com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, onde damos a conhecer os nossos laboratórios, os investigadores que lá trabalham diariamente, a sua investigação e os contributos para a sociedade.

Este ano, devido ao contexto da atual pandemia que atravessamos, as atividades são todas realizadas em formato digital. O CCMAR juntou-se a esta iniciativa e preparou várias atividades online para cerca de 300 alunos do ensino básico das escolas de toda a região, numa colaboração estreita com a Associação Tempos Brilhantes.

Numa semana cheia de ciência preparámos as seguintes atividades:

• Palestras com atividades sobre o ADN: o livro da vida e O impacto das alterações climáticas na vida marinha com os nossos investigadores João Cardoso e Zélia Velez. Nesta palestra, os alunos terão a oportunidade de realizar ao mesmo tempo que o investigador uma experiência, tornando a atividade mais interativa.
  • À conversa com uma cientista polar em que preparámos uma entrevista à nossa investigadora Carmen Sousa que viajou até à Antártida para estudar os peixes que habitam naquele mar tão gelado.
  • Filme “Visita virtual ao CCMAR”, onde mostramos as instalações do nosso centro, laboratórios e damos a conhecer alguns trabalhos realizados pelos nossos investigadores nos laboratórios e em trabalhos de campo.
  • Visita virtual ao nosso zebrário, no formato de filme, onde a nossa estudante de mestrado Daniela Castro explica a importância do peixe zebra na investigação marinha e mostra a sua sala de trabalho.

Ao longo desta semana a CCVIVA promove a ciência que se faz em Portugal, através de centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país.