Corvinata real é servida à mesa no decurso da 2ª Semana Nacional e 1ª Ibérica sobre Espécies Invasoras | - CCMAR -
 

Corvinata real é servida à mesa no decurso da 2ª Semana Nacional e 1ª Ibérica sobre Espécies Invasoras

 

As espécies invasoras aquáticas, em especial no meio marinho, apresentam dificuldades acrescidas à sua gestão, sendo praticamente impossível a sua erradicação a partir do momento em que se estabelecem. O projeto NEMA - Novas Espécies Marinhas do Algarve, do CCMAR, tem desenvolvido um papel muito ativo na identificação de novas espécies e na sensibilização acerca das possibilidades de uso destas espécies para exploração económica, nomeadamente quando as mesmas são comestíveis.

Entre 29 de Maio e 6 de Junho, decorre a 2ª Semana Nacional e 1ª Ibérica sobre Espécies Invasoras, onde o NEMA está a promover uma “ação” de sensibilização sobre uma espécie de peixe invasor, a corvinata real (Cynoscion regalis), juntamente com o Chef Leonel Pereira.

Em colaboração com o reconhecido Chef algarvio, premiado com uma estrela Michelin, o NEMA está a apresentar algumas espécies invasoras ao grande público como novas fontes de alimento. Entre elas, podemos encontrar algumas espécies de alforrecas, o caranguejo azul, ou a já mencionada corvinata real.

Nesta semana, em particular, o Chef Leonel Pereira, resolveu lançar um prato que para além da corvinata é acompanhado de um esparregado de plâncton marinho, que tem também um toque do CCMAR, pois é feito com a microalga Tetraselmis, fruto de uma parceria de longa data com a nossa investigadora Luisa Barreira . O prato, denominado "Filete de corvina 'americana' assado com esparregado de plâncton marinho", vai estar disponível no restaurante do Chef Leonel Pereira.

A semana nacional e ibérica sobre espécies invasoras é promovida pela plataforma Invasoras.pt e tem como objetivo sensibilizar a comunidade para esta problemática, até porque na maior parte das vezes, os cidadãos têm um papel relevante não só na identificação e prevenção das invasões biológicas, mas também na mitigação dos seus impactos.

Pode encontrar mais informações sobre esta atividade e o prato AQUI.