É tempo de balanço! Terminou mais um ano de Cientificamente Provável | - CCMAR -

É tempo de balanço! Terminou mais um ano de Cientificamente Provável

A edição de 2023 do Programa Cientificamente Provável foi novamente um sucesso! Pelo quarto ano consecutivo, os nossos cientistas percorreram as Escolas do Algarve, procurando aproximar as crianças e jovens das ciências marinhas e dos projetos de investigação que se fazem no Centro.

Durante o último ano letivo, o CCMAR colaborou com 12 escolas, de Faro a Vila do Bispo. Foram realizadas mais de 70 atividades, com a participação de 2800 estudantes do ensino básico e secundário. Estes números são muito animadores, pois foi possível chegar a mais 500 alunos e realizar mais 11 atividades do que no ano letivo de 2021/22.

Os temas de 2023 foram muito diversos, desde a aquacultura à biodiversidade marinha e ótica dos objetos, passando pelas alterações climáticas e impacto da poluição no ambiente. Os cientistas do CCMAR procuram estimular o pensamento científico e crítico dos alunos de uma forma diferente do habitual, alertando-os para os problemas atuais e para a os novos avanços nas diferentes áreas científicas. Para isso recorreram, por vezes, a objetos menos convencionais, como gomas ou lasers.

O Cientificamente Provável procura promover o conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo de crianças e jovens. Desta forma, há uma aproximação entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, por intermédio das bibliotecas escolares.

O Cientificamente Provável é promovido pela Secretaria Geral da Educação e Ciência, através da Rede de Bibliotecas Escolares e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.