Estamos a rever a nossa estratégia de ciência | - CCMAR -

Estamos a rever a nossa estratégia de ciência

No CCMAR, temos como missão fazer ciência de excelência e com impacto positivo para a sociedade. Uma medida fundamental para alcançarmos esta missão é a revisão da nossa estratégia de ciência: um processo que nos permite refletir sobre os nossos resultados, identificar as nossas forças e fraquezas, e planear os nossos próximos passos.

Visita do Conselho Consultivo

No âmbito da revisão da estratégia de ciência do CCMAR, entre 23 e 25 de janeiro, recebemos a visita de três membros do Conselho Consultivo do CCMAR: a Professora Tamara Galloway (Exeter University, Reino Unido), o Professor John Roff (Acadia University, Canadá) e o Professor Vincent Laudet (Okinawa Institute of Science and Technology, Japão). Esta foi uma oportunidade única de nos vermos através dos olhos de peritos externos, e ouvir os seus conselhos para traçarmos uma estratégia mais robusta.

Uma missão que nos une

Durante 3 dias intensos, os nossos consultores ficaram a conhecer a nossa equipa e a investigação que tem desenvolvido para a sustentabilidade do oceano nas três linhas temáticas do CCMAR – Alterações Ambientais Globais, Gestão e Conservação do Oceano e Produtos e Recursos Marinhos. “O maior desafio na área das Ciências Marinhas é a sua complexidade. As pessoas vêm, em regra, de realidades diferentes, não tendo as mesmas origens, especialidades nem ritmos de trabalho (…) No entanto têm em comum o seu amor pelo oceano, que as une imenso, sendo isso também uma oportunidade” comentou o Professor Vincent Laudet.

Treinar os cientistas de amanhã

Decorreram ainda sessões de trabalho dirigidas aos estudantes de doutoramento e investigadores de pós-doutoramento, com o objetivo de fomentar a troca de ideias, de dinamizar novas iniciativas e sugerir novas formas de organização para estas que são as novas gerações de colaboradores do CCMAR. “Um dos pilares para o sucesso de um centro de investigação em ciências marinhas é a existência de um bom grupo de estudantes dedicados à prática de investigação” comentou o Professor John Roff no último dia do evento.

Celebramos a nossa “Ciência Azul”

Celebrámos a nossa "Ciência Azul" durante o nosso primeiro Get Together de 2024. Soube bem descontrair, numa tarde amena de janeiro, após 3 dias intensos de reflexão sobre as atividades científicas que temos feito e o caminho que queremos traçar, com a nossa equipa multidisciplinar, nos próximos anos. Nas palavras da Professora Tamara Galloway “O oceano cobre, aproximadamente, 80% do nosso planeta. Por isso, o papel dos centros de investigação em ciências marinhas é muito importante, permitindo perceber não só a forma como o oceano funciona, mas também todos os benefícios que podemos retirar dele”.
Agradecemos a visita e os preciosos conselhos dos membros do nosso Conselho Consultivo, e continuamos com este importante processo de revisão da nossa estratégia de ciência.