Ibon García-Gallego foi até à Noruega trabalhar em dietas alimentares para os peixes | - CCMAR -

O nosso estudante de doutoramento Ibon García-Gallego esteve na Noruega durante um mês a realizar um secondment numa empresa parceira do projeto que faz parte. Um secondment é quando um membro de uma organização se desloca temporariamente para outra organização para desenvolver a sua investigação.

Aqui está o "postal que nos enviou”:

Porque é que fui até Stavanger na Noruega?
Como sou investigador em início de carreira, tive a oportunidade de realizar um secondment durante um mês na empresa Skretting Aquaculture Innovation (AI) em Stavanger, na Noruega, que é parceira do projeto EATFISH e do qual eu faço parte da equipa.
Durante a minha viagem, trabalhei na elaboração de fórmulas de dietas experimentais para o meu próximo ensaio experimental. Os secondments permitem aos bolseiros de doutoramento, como eu, enriquecer ainda mais a sua experiência e formação e expandir a sua rede de contactos, e neste caso, obter uma perspetiva prática do modo de funcionamento da indústria.

Novas oportunidades
Durante o tempo que estive em Stavanger, tive a oportunidade de conhecer o local de trabalho e a cultura desta empresa, o que no meu caso enriqueceu a minha visão e perspetiva científica.
Apresentei ainda as minhas mais recentes conclusões da tese de doutoramento que estou a desenvolver e conversei com os investigadores da empresa sobre quais os principais indicadores de desempenho utilizados pela indústria para desenvolver uma nova dieta alimentar para os peixes.
Tive também a oportunidade de participar em duas amostragens de salmão do Atlântico na Estação de Investigação Skretting AI Lerang e visitar o seu laboratório de biotecnologia.

Expandir ligações entre meio académico e indústria
Concluí que no que diz respeito a trabalhar com organizações de investigação e universidades, a Skretting AI está sempre disposta a partilhar a sua experiência e conhecimentos. Isto permite a existência de uma ligação entre o meio académico e a indústria, o que facilita os estudantes de conseguir encontrar emprego na indústria.