Imagine que temos uma máquina do tempo climática... | - CCMAR -
 

Imagine que temos uma máquina do tempo climática...

 

O projeto INDRA, liderado por investigadores do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR-Algarve) e financiado pela FCT, pretende estudar a dinâmica das monções do passado na Índia Central para ajudar a antecipar o que vai acontecer no futuro. 

A monção indiana é um dos maiores sistemas hidrológicos do Planeta, garantindo o fornecimento de água doce a vários biliões de pessoas e a diversidade de flora e fauna que habitam a região. No entanto, a incerteza nas projeções de precipitação da monção ainda é alta, limitando a possibilidade de os modelos climáticos fornecerem dados úteis para as populações e decisores políticos. 

Este estudo multidisciplinar possibilitará reconstruir as dinâmicas da vegetação e do clima durante períodos-chave do passado, há cerca de 500 mil anos, que são considerados análogos para o clima de futuro, incluindo períodos quentes semelhantes ao atual interglaciário em que vivemos. 

Os objetivos do projeto serão alcançados através da análise simultânea de indicadores climáticos continentais (microfósseis de grãos de pólen) e marinhos no mesmo registo sedimentar marinho da margem Indiana. A integração destas reconstruções com modelos climáticos fornecerá u a visão completa da variabilidad me natural da monção que, em última instância, permitirá reduzir a incerteza das projeções das chuvas de monção.  

De facto, não é possível prever o clima futuro sem conhecer a sua variabilidade no passado e compreender as suas causas. 

O projeto reúne uma equipa multidisciplinar e internacional de paleoclimatologistas de Portugal, Espanha, França, Bélgica e Alemanha com diversos conhecimentos, incluindo nas áreas da palinologia (ciência que estuda os grãos de pólen e esporos), vegetação tropical, paleoceanografia e modelação climática.