Investigadores do CCMAR distinguidos com prémio de melhor poster pela Sociedade Europeia de Aquacultura
Paulo Gavaia, Elsa Cabrita e Catarina Oliveira, investigadores do CCMAR, venceram o prémio de melhor poster, entre os mais de 800 trabalhos submetidos, na conferência anual da Sociedade Europeia de Aquacultura.
Neste estudo, os nossos investigadores demonstraram que as alterações no fenótipo (características observáveis de um organismo ou população) da espécie têm como consequência mais frequente as deformidades cranianas. Este tipo de deformidade está associado a uma dieta com níveis de ómega-3 inadequados, durante as fases iniciais de vida do peixe, e também a um problema de fototaxia positivo (reação de um organismo em direção à luz) que leva o peixe a colidir com as paredes brancas do aquário. Este problema pode ser facilmente evitado através do uso de tanques mais escuros no cultivo de peixes.
Porém, estas deformidades raramente são observadas na natureza e os investigadores consideram que devem ser feitos mais esforços nesta área de investigação para reduzir a incidência de deformidades, o que será crucial para o sucesso das espécies na indústria.
Os alunos de doutoramento do grupo de investigação do CCMAR Aquagroup, também participaram na conferência com várias apresentações orais e posters sobre temas como a reprodução, bem-estar dos peixes e nutrição, marcando uma forte presença no evento.
A conferência anual da Sociedade Europeia de Aquacultura teve lugar no Funchal, Madeira, e decorreu entre 4 e 7 de outubro.