Learning Satellite Japan 2019 | - CCMAR -

Learning Satellite Japan 2019

Mana Yamamoto, estudante da Universidade de Hokkaido

Entre os dias 26 de fevereiro e 17 de março, 4 estudantes japoneses, acompanhados pela professora Helena Fortunato, da Universidade de Hokkaido, Japão, e da professora Teresa Borges,  participaram em atividades na Universidade do Algarve.

A sua experiência em Portugal incluiu actividades em vários laboratórios da Universidade do Algarve e do CCMAR, uma visita de estudo à Estação Marinha do Ramalhete, a participação em seminários do CCMAR, uma visita ao Centro de Ciência Viva do Algarve e visitas guiadas aos ecossistemas costeiros da região.

Esta visita foi possível devido ao programa The Learning Satellite, que faz parte dos esforços de internacionalização da Universidade de Hokkaido e visa expor os estudantes japoneses a um ambiente de língua não japonesa, proporcionando oportunidades de aprendizagem para os alunos envolvidos.

O programa The Learning Satellite entre a Universidade de Hokkaido e a Universidade do Algarve baseia-se no protocolo assinado entre as duas universidades em 2015, com os seguintes objetivos:

1.Desenvolver uma visão comparativa da ecologia costeira e da biodiversidade, comparando os ecossistemas costeiros do Atlântico e do Pacífico
2.Fornecer conhecimentos básicos sobre o uso de recursos e a proteção ambiental, aumentando assim a conscientização dos estudantes sobre questões globais
3.Desenvolver competências linguísticas e de comunicação, bem como oportunidades de networking
4. Para aumentar as oportunidades de colaboração para pesquisadores da Universidade de Hokkaido

Mana Yamamoto, estudante de estudos taxonômicos de dinoflagelados parasitas, relatou a experiência: «Eu gosto mesmo do Algarve. Porque é a primeira vez que eu fico no exterior por tanto tempo (quase um mês). Tudo é novo e interessante.» Yamamoto quer voltar para Portugal: «Espero que sim. Se eu tiver a chance de voltar, quero coletar amostras para minha pesquisa.»

O programa LS é financiado pela Iniciativa de Fronteiras da Universidade de Hokkaido e pelo Ministério da Educação do Japão.