New on Board: Monica Duque-Castaño | - CCMAR -
 

New on Board: Monica Duque-Castaño

 

Qual é o meu trabalho no CCMAR?
Obtive a bolsa da FCT para realizar o meu projeto de doutoramento no grupo de Oceanografia e Alterações Climáticas do CCMAR e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O objetivo principal é reconstruir as variações espaciais e temporais da temperatura da superfície do mar, da paleoprodutividade e da biodiversidade no Atlântico Norte médio-latudinal durante o início do Pleistoceno (1,5-1,2 milhões de anos atrás). Utilizarei registos de isótopos estáveis e microfósseis marinhos, como os foraminíferos planctónicos, para reconstituir estas variações. Estes organismos minúsculos são cruciais porque oferecem informações valiosas sobre o clima glaciar/interglaciar e a circulação passada à superfície do mar ao longo do tempo. Estou também interessada em avaliar a influência das variações climáticas nalguns eventos de extinção, como o da espécie N. atlantica durante o Pleistoceno Inicial.

O que fazia antes de me juntar ao CCMAR?
Antes de me juntar ao CCMAR e ao IPMA, trabalhei como investigadora no Instituto de Investigaciones en Estratigrafía (IIES-Colômbia). Aí, adquiri experiência na utilização de foraminíferos planctónicos para datar rochas e sedimentos das bacias das Caraíbas colombianas e reconstruir a sua história paleoclimática ao longo do tempo. Também apoiei a criação do software MicroStratiRange (https://microstratirangeiies.site/), que facilita a interpretação de dados biostratigráficos e paleoecológicos gerados a partir do estudo de microfósseis.

O que gosto de fazer nos meus tempos livres?
Sou apaixonada por actividades que me ligam à fluidez do movimento, como a corrida, a dança, o ioga e, acima de tudo, a contemplação do mar. Gosto de ouvir música em casa, especialmente salsa, cumbia colombiana e música andina. Eventualmente, quando tenho a oportunidade, gosto de aprender sobre psicologia junguiana através dos livros da escritora Clarissa Pinkola Estés.