Novo projeto vai motivar os alunos do Algarve a prosseguir estudos científicos | - CCMAR -

Novo projeto vai motivar os alunos do Algarve a prosseguir estudos científicos

Alargar o conhecimento científico sobre as áreas marinhas e costeiras e estimular os alunos do Algarve a prosseguir os estudos científicos é o grande desafio que o CCMAR-Algarve, a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve e a Universidade de Akureyri (Islândia) pretendem atingir.

O novo projecto BridgingAll - financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants - vai promover a ligação entre o meio académico e as escolas com o objetivo de melhorar a qualidade do sistema educativo no Algarve, desde a escola básica até à universidade, ao mesmo tempo que promove a literacia do Oceano e a comunicação das ciências marinhas. O objetivo é aumentar a qualidade da educação e comunicação científica no Algarve, promovendo cursos de formação que irão contribuir para o aumento da literacia do oceano e desenvolver aptidões e competências de comunicação a 3 públicos.

Aos professores de ciências, será dada uma oportunidade de desenvolvimento de carreira, juntamente com competências científicas e técnicas e acesso a recursos digitais e multimédia atualizados que poderão integrar nas suas aulas para estimular o interesse dos estudantes pelas ciências. Os estudantes universitários (mestrado e doutoramento) poderão adquirir competências em atividades de divulgação sobre a ciência dos oceanos e os estudantes de 13 a 15 anos de idade, serão motivados a prosseguir os estudos científicos através de formação informal, atividades científicas experimentais e saídas de campo para aprenderem sobre as ciências marinhas e do oceano.

O projeto BridgingAll é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants e pela Direção Geral da Política do Mar, Ministério do Mar, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve e tem como parceiros o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) Algarve e a Universidade de Akureyri (Islândia).

Sobre os EEA Grants:

Através do Acordo sobre o Espaço Economico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em eeagrants.gov.pt