Parabéns Doutora Catarina Pereira
O passado dia 23 de maio foi um ponto de mudança na carreira da nossa doutoranda Catarina Guerreiro Pereira, ao apresentar e defender a sua tese sobre “Chemical and biological characterization of halophyte plants with ethnopharmacological use in the Algarve coast”.
O trabalho da Catarina focou o potencial das halófitas medicinais como fontes de compostos bioativos com propriedades promotoras para a saúde, tendo ainda validado o seu uso tradicional e investigado as suas bioatividades. Para o efeito, foram estudadas as composiçoes químicas e as propriedades antioxidantes, anti-diabéticas, antihiperpigmentação e antiprotozoários de cinco plantas halófitas: Artemisia campestris subsp. maritima, Crithmum maritimum, Eryngium maritimum, Helichrysum italicum subsp. picardii e Plantago coronopus.
A tese foi atribuida pela Universidade do Algarve, parte do programa de doutoramento “Marine, Earth and Environmental Sciences”, tendo como supervisores Luísa Barreira (UAlg, CCMAR), Luísa Custódio (CCMAR) e Fernando Alberício Palomera (Instituto de Investigação Biomédica de Barcelona).