Pedro Frade fala sobre o efeito dos protetores solares nos corais numa reportagem da Vogue
O nosso investigador, Pedro Frade, deu a sua opinião sobre um tema pouco falado numa reportagem de investigação para a Vogue, escrita por Joana Moreira.
Intitulada de “Proteção Coral”, a reportagem centra-se num estudo publicado em 2015 nos Arquivos de Contaminação e Toxicologia Ambiental. Sucintamente, este estudo pretende mostrar os efeitos da oxibenzona (um dos ingredientes mais comuns nos protetores solares) nos corais. Estes químicos podem provocar a erosão e branqueamento dos corais e leva-los até à sua morte.
Pedro Frade, especialista em recifes de corais e os seus ecossistemas, afirmou que “a evidência científica existente é forte tendo em conta os resultados científicos, mas é limitada em termos de número de estudos”. É de se evidenciar que se estas substâncias afetam a reprodução de invertebrados marinhos, também podem causar consequências na nossa costa e nos organismos interditais. “Apesar de não termos recifes de coral tropicais nas nossas costas, devemos estar atentos para possíveis consequências deste tipo de químicos e de protetores solares na nossa fauna e flora marinhas. Não é infrequente verificar a presença de películas de protetor solar acumuladas nas águas das nossas praias.”
Assim, é da opinião que se deve começar a agir com cautela e precaver as futuras consequências “É muito melhor agir no sentido de proteger os recursos naturais, dos quais dependemos como sociedade global e como espécie humana, do que correr o risco e enfiar a cabeça debaixo da areia, para descobrir mais tarde que devíamos e podíamos ter feito algo se tivéssemos agido atempadamente no sentido de acautelar eventuais consequências.”
Para ler a reportagem completa e a opinião do nosso investigador clique AQUI.