Pradarias de ervas marinhas melhoram a qualidade da água em reservatórios de aquacultura | - CCMAR -

Este novo estudo, publicado na revista Aquacultura e liderado pelos nossos investigadores Carmen Santos e Rui Santos do grupo de investigação ALGAE, mostrou que os reservatórios de água com presença de ervas marinhas, contribui para melhorar a qualidade da água que entra nos sistemas de aquacultura através da prestação de três serviços destes ecossistemas: filtração da água, regulação do oxigénio e controlo bacteriológico. Este estudo faz parte do projecto RIAVALUE e foi realizado em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no âmbito do seu projecto DIVERSIAQUA - Diversificação, Inovação e Desenvolvimento da Aquacultura em Portugal.

Como tornar mais barata a qualidade da água em sistemas de aquacultura?
A qualidade da água é o fator mais importante que afeta a saúde e o desenvolvimento dos peixes criados em aquacultura. A sua qualidade pode ser definida por uma série de parâmetros físicos, químicos e biológicos que afetam a sobrevivência, reprodução, crescimento e bem-estar dos peixes cultivados. A aquacultura pretende manter estes parâmetros a um ótimo nível de forma a obter uma elevada produção de peixes a baixos custos. No entanto, o controlo e manutenção da qualidade da água pode implicar soluções dispendiosas que requerem elevados investimentos nos processos de tratamento da água.
Como forma de superar estes desafios, a investigação em aquacultura está constantemente à procura de novas soluções para aumentar o rendimento por unidade de consumo de água. As soluções baseadas na natureza estão a crescer cada vez mais para enfrentar os desafios ambientais, sociais e económicos através dos serviços prestados pelos ecossistemas, e dos quais os sistemas de aquacultura poderiam beneficiar. Com base nos serviços prestados pelas pradarias de ervas marinhas, que são muito conhecidas devido ao seu papel importante na purificação da água, os nossos investigadores colocaram a hipótese de que a qualidade da água que entra nos tanques de aquacultura pode ser naturalmente melhorada se for previamente canalizada por reservatórios de pradarias de ervas marinhas.

Vantagens da utilização de ervas marinhas para melhorar a qualidade da água em sistema de aquacultura
O estudo foi realizado na Estação Piloto de Piscicultura em Olhão do Instituto do Mar e da Atmosfera (EPPO-IPMA) localizado em Olhão, no Parque Natural da Ria Formosa. O reservatório de água da estação, estende-se por 1,45 hectares, e é abastecido com a água da Ria Formosa, que também abastece outros tanques, onde são cultivados várias espécies de peixes e bivalves.
O reservatório é naturalmente coberto por ervas marinhas, principalmente pela espécie Cymodocea nodosa. Neste estudo, os nossos investigadores mostraram que estas ervas marinhas atuam como bio-filtros, retendo grandes quantidades de sólidos em suspensão e nutrientes da água do mar, tornando a água mais clara e limpa. A remoção destas partículas que se encontram na água é muito importante para a produção em aquacultura porque os sólidos em suspensão podem causar stress subletal nos peixes, em longos períodos de exposição, e podem estar associados ao aparecimento de parasitas que causam doenças graves nestes animais. Para além disso, mostraram que as ervas marinhas podem contribuir para reduzir os níveis de bactérias patogénicas na água e oxigená-la durante o dia, mantendo-a acima dos requisitos mínimos de oxigénio para o bom crescimento dos peixes cultivados, mesmo durante a noite.

Ervas marinhas como uma solução natural no tratamento de águas em aquacultura
As descobertas por parte dos nossos investigadores mostraram que a presença de ervas marinhas nos reservatórios de água dos sistemas de aquacultura, contribui para melhorar a qualidade da água destes sistemas, através da prestação de três serviços: filtração da água, regulação do oxigénio e controlo bacteriológico. As pradarias de ervas marinhas poderiam ainda ser utilizadas como uma solução proveniente da natureza para ajudar a melhorar a qualidade da água nos tanques de aquacultura. Esta solução diminui os custos dos tratamentos de água necessários para cumprir os requisitos de qualidade da água para o crescimento dos peixes.

Pode ler o artigo completo AQUI.