Temperatura da água do mar tem vindo a aumentar
Nas últimas décadas, a temperatura da água do mar tem vindo a aumentar, constatou uma equipa de investigação do CCMAR num estudo comparativo, que analisa o período entre 1950 e 2010. Por cada década, dizem os cientistas, a temperatura aumentou entre 0.1 e 0.2 graus, variando também consoante a região.
O estudo recentemente publicado pela equipa do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) indica que o aumento da temperatura da superfície da água não foi homogéneo, variando consoante a região portuguesa. No Sul, o aumento foi duas vezes superior ao registado na costa Oeste, por exemplo.
As diferenças regionais podem estar relacionadas com distintos fatores, como a intensidade e direcção do vento, correntes oceânicas, profundidade, nebulosidade e intensidade do afloramento costeiro, referem os investigadores.
“Se olharmos para valores mensais, estes aumentos são ainda mais notórios, alcançando aumentos entre 0.4 e 0.5 ∘C por década na primavera e no verão, principalmente nas décadas mais recentes”, explicam Vânia Baptista e Francisco Leitão, autores do estudo.
A variabilidade da temperatura e a sazonalidade são relevantes para a biologia das espécies, pois cada uma pode reagir de modo diferente ao stress térmico, afetando assim o seu ciclo de vida, desencadeando a reprodução e favorecendo o crescimento, por exemplo.
A grande questão que preocupa os investigadores prende-se com o impacto destas mudanças de temperatura no fitoplâncton, zooplâncton e nas comunidades bentónicas, que pertencem a níveis tróficos mais baixos, pois isso terá com certeza implicações ecológicas mais amplas nos níveis mais elevados e, consequentemente nos peixes e no stocks pesqueiros.