Voámos até Milão!
Porque fui até Itália visitar o Politécnico de Milão?
Em abril fui até Milão visitar o Andrea Bassi, um dos meus parceiros do projeto OPTIMAR, e o Center for Ultrafast Science and Biomedical Optics (CUSBO), um centro líder em biofotónica (ciência que estuda as células biológicas, tecidos e partículas com o uso de luz) e com uma vasta experiência em microscopia mesoscópica (escala intermediária entre micro e macroscópica).
No CCMAR estamos a desenvolver métodos de reconstrução e processamento de imagem baseados em deep-learning para a visualização de imagens mesoscópicas em tempo real. Estes tipos de métodos de rápido processamento de imagem serão testados e utilizados numa variada gama de equipamentos de imagem mesoscópica disponíveis no CUSBO.
Uma viagem com muitas ideias e saudades
Nesta viagem, encontrámos soluções para o nosso projeto e ficámos com muitas ideias em mente para novos projectos! O CUSBO é um centro impressionante que tem uma vasta gama de microscópios de alta tecnologia utilizados em diversas áreas, como a biomedicina, agricultura e património cultural. Para além disso, trocámos ideias de futuras atividades de divulgação para a noite europeia dos investigadores.
Foi muito bom ver todos os meus colaboradores do departamento de Física que eu não via há cerca de 10 anos! Ainda tive tempo para uma viagem de um dia até Veneza e para experimentar a comida e o "apéro time" (hora do petisco)!
Novas tecnologias para o CCMAR
O nosso objetivo é levar estas tecnologias de imagem e software para o CCMAR e dar acesso a todos os investigadores do centro.