Os ecossistemas costeiros constituídos por macroalgas, pradarias marinhas e sapais, também conhecidos como "florestas azuis" ou blue forests, estão entre os ecossistemas mais valiosos da Terra. Este tipo de ecossistemas oferecem vários benefícios para o bem-estar humano, através da prestação de uma variedade de serviços ecológicos globais e regionais, como:
- Mitigação dos efeitos das alterações climáticas através do sequestro e acumulação de carbono nos sedimentos
- Apoiar a biodiversidade, incluindo berçários para espécies comerciais
- Purificação da água
- Proteção da linha costeira
- Controlo de doenças.
Apesar da sua importância ecológica, social e económica, os benefícios destes ecossistemas e o seu valor são pouco conhecidos pelo público em geral, particularmente pelos decisores políticos e pelos meios de comunicação social, e surpreendentemente mesmo entre os profissionais cuja subsistência depende diretamente destes ecossistemas (por exemplo, pescadores, profissionais marítimo-turísticos).
O projecto Blue Forests pretende abordar estas questões, através do desenvolvimento de atividades e materiais de educação e formação para um vasto público que vai desde estudantes universitários a professores do ensino básico, decisores políticos e autoridades ambientais, meios de comunicação social e profissionais marítimo-turísticos. Os membros deste projeto trabalharão em estreita colaboração com estas audiências, com o objetivo de desenvolver as suas competências e proporcionar o desenvolvimento de capacidades sobre o tema das florestas azuis e os importantes serviços que prestam. Em particular:
- Os professores serão capacitados para transmitir a importância dos serviços fornecidos por estes tipos de ecossistemas aos alunos das escolas, complementando a lacuna existente nos programas.
- Os estudantes, cientistas e futuros profissionais da ciência ambiental, serão mais capacitados na matéria.
- Os decisores políticos terão uma base científica mais sólida sobre a qual poderão fazer melhores avaliações sobre as decisões de gestão e conservação.
- Os profissionais da comunicação social estarão mais bem equipados em termos de capacidade científica para divulgar notícias sobre a importância dos ecossistemas costeiros, particularmente das florestas azuis.
- Os profissionais marítimo-turísticos estarão mais informados para percorrer, conduzir ou navegar nos ecossistemas costeiros com turistas, fornecer um serviço mais informado e reduzir os seus impactos ambientais.
Financiado por:
Operador de programa:
Promotor:
Parceiros:
Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants. Através do Acordo sobre o Espaco Economico Europeu (EEE), a Islandia, o Liechtenstein e a Noruega sao parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da Uniao Europeia. Como forma de promover um continuo e equilibrado reforco das relacoes economicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants tem como objetivos reduzir as disparidades sociais e economicas na Europa e reforcar as relacoes bilaterais entre estes tres paises e os paises beneficiarios. Para o periodo 2014-2021, foi acordada uma contribuicao total de 2,8 mil milhoes de euros para 15 paises beneficiarios. Portugal beneficiara de uma verba de 102,7 milhoes de euros. Saiba mais em eeagrants.gov.pt