A cavala é uma das espécies mais rejeitadas da frota algarvia, sendo que a generalização da sua utilização para consumo humano seria uma mais-valia significativa para a economia deste setor produtivo.
Neste sentido, o grupo de investigação pesqueira (CFRG) do CCMAR (Universidade do Algarve) propõe-se realizar um conjunto de estudos que determinem a sua época de reprodução e o seu teor em lípidos, de modo a determinar tamanhos de primeira maturação e consequentemente tamanhos mínimos de desembarque adequados, assim como a época do ano mais propícia ao seu consumo.
Paralelamente, pretende-se promover uma série de eventos com vista à divulgação de receitas tradicionais e inovadoras cujo ingrediente principal seja a cavala. Estas ações irão promover e valorizar este tipo de recursos pesqueiros, incentivando em simultâneo a sua pesca sustentável.
O projecto CAVALA é financiado pelo programa PROMAR,GAC Barlavento Eixo 4 (2014-2015) contando com a parceria da BARLAPESCAS, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Centro de Inovação e Tecnologia de Alimentos CITA-ISE Universidade do Algarve, RUA - Rádio Universitária do Algarve, DOCAPESCA e Conserveira do Sul. Conta ainda com o apoio das Câmaras Municipais e das Marinas do Barlavento Algarvio e da empresa Algarfresco.
Em 2015 inicia-se uma nova fase do projecto, com financiamento do programa PROMAR, mas agora ligado ao GAC do Sotavento Algarvio.