O CCMAR acaba de lançar uma nova publicação digital sobre as espécies marinhas dos Montes Submarinos Gettysburg e Ormonde do Banco Gorringe.
Este evento, reuniu cerca de 30 investigadores de conservação marinha para reduzir, editar e validar a lista de indicadores das áreas marinhas protegidas.
As algas marinhas do género Caulerpa têm despertado bastante atenção, pois muitas das suas espécies tornaram-se invasivas. Este é o caso da espécie Caulerpa prolifera que tem vindo a expandir-se rapidamente na lagoa da Ria.
Estes habitats marinhos profundos, essenciais para a saúde dos ecossistemas marinhos, não se encontram ainda protegidos.
O estudo é fruto de um ano de trabalho conjunto de 67 peritos que estabeleceram uma lista final de 37 indicadores selecionados. Pela primeira vez foram tidos como prioritários indicadores de governança.
De 1 a 12 de outubro, os nossos investigadores estiveram a bordo do navio Santa Maria Manuela na Expedição Oceano Azul Cascais | Mafra | Sintra para descobrir os habitats marinhos desta região.