O projeto chama-se ALGARED+ e o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é um dos membros do consórcio luso-espanhol de nove instituições que é responsável pelo projeto, que faz parte do Programa (POCTEP) Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal.
Os nossos investigadores participaram no Knowledge Hub Europeu sobre Nutrição e Segurança Alimentar, onde o CCMAR é a única instituição com experiência em produção e nutrição de micro e macroalgas.
Neste evento, foram apresentados o papel das empresas produtoras de microalgas, novas estratégias de produção de microalgas desenvolvidas no LNEG, o conceito de biorrefinaria de biomassa algal e duas mesas redondas.
Entre os dias 6 e 18 de Dezembro, 9 alunos do Mestrado em Biologia Marinha irão defender a sua tese.
Ao longo dos três dias de congresso, os nossos investigadores fizeram várias apresentações orais e apresentaram os seus posters.
Doze jovens do ensino secundário participam nos sete estágios que o CCMAR oferece na edição deste ano, levada a cabo pela CCVIVA – Agência Nacional para a Cultura Científica.
O projeto Algae4IBD, que tem como parceiro o CCMAR, pretende identificar compostos de algas que sejam eficazes contra a doença inflamatória do intestino e transformá-los em alimentos funcionais e novos medicamentos.
Os nossos investigadores descobriram que a utilização de LEDs na produção de microalgas em tanques exteriores aumenta o crescimento da sua biomassa, principalmente durante a noite.