Um novo estudo identifica um período glaciar "quente" que teria permitido a acumulação de gelo necessária para esta importante transição.
De Olhão a Viana do Castelo, durante oito encontros os investigadores explicaram os efeitos que as alterações climáticas terão no sector das pescas e os pescadores relataram o que já sentem no mar.
O Apelo Científico será entregue hoje na COP 26, durante a reunião dos chefes de estado e de governos do Painel do Oceano. Adelino Canário, Director do CCMAR e Professor da Universidade do Algarve, é um dos signatários.
Importante estudo conduzido pelos nossos investigadores relaciona, pela primeira vez, as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris e a pesca comercial no Atlântico Norte.
Neste estudo, os investigadores analisaram o impacto das alterações climáticas na pesca em Portugal, onde a informação sobre este impacto nos recursos explorados (espécies comerciais pesqueiras) é inexistente.
A edição de Julho da revista National Geographic destaca o trabalho do nosso investigador Leonardo Mata, pela investigação sobre o cultivo de uma macroalga vermelha capaz de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa.
Num estudo publicado recentemente na Functional Ecology, os investigadores concluíram que os efeitos das alterações climáticas, particularmente do aquecimento oceânico, poderão beneficiar as plantas marinhas.
Novo estudo reuniu mais de 30 especialistas mundiais em sequestro de carbono pelo Oceano e ecossistemas costeiros.
Nas últimas décadas, a temperatura da água do mar tem vindo a aumentar, constatou uma equipa de investigação do CCMAR num estudo comparativo, que analisa o período entre 1950 e 2010. Por cada década, dizem os cientistas, a...