O projeto SushiFish pretende melhorar o processamento e monitorização de qualidade alimentar de produtos do mar como o pescado, marisco e bivalves utilizando novas tecnologias.
O CCMAR participou no projeto Cientificamente Provável, onde contribuiu para a literacia da informação sobre ciências dos mais jovens e os motivou a aprofundar os seus conhecimentos.
Os nossos investigadores Deborah Power, João Cardoso, Rute Félix e Liliana Anjos e PhD students Lisen Li e MaoXiao Peng foram até Shanghai, onde participaram na Campanha Científica FITMUSSEL.
O CCMAR e a Universidade do Algarve receberam o Corpo Nacional de Escutas do Algarve num dia cheio de atividades, com o objetivo de alertar para a importância da reciclagem.
“Cientificamente provável” é o nome do projeto que quer levar a ciência do CCMAR às escolas. O projeto vai no segundo ano letivo e o sucesso é tal que já estão praticamente esgotadas as iniciativas.
Foi no passado mês de fevereiro que o CCMAR participou no dia aberto e recebeu cerca de 120 alunos.
O CCMAR recebeu esta semana a visita de alunos do 1º ciclo do ensino básico do Colégio Bernardette Romeira, que ficaram a conhecer um pouco melhor a nossa investigação.
Reduzir as perdas e desperdícios alimentares e melhorar a gestão da água na cadeia agro-alimentar mediterrânica são os principais objetivos da FRUALGAE, um novo projeto CCMAR.
O pano de fundo da edição 2021 foi o Marshopping Algarve, onde o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e outros seis centros de investigação, marcaram presença durante todo o dia e noite dentro. É um dos maiores eventos de divulgação de ciência e uma oportunidade única de dar a conhecer o trabalho dos nossos cientistas ao grande público.
Neste evento as empresas tiveram a oportunidade de conhecer novas tecnologias como as etiquetas e embalagens inteligentes que contribuem para melhorar a monitorização da qualidade e frescura de alimentos do mar.
Os nossos cientistas percorreram as Escolas do Algarve, levando as ciências marinhas a crianças e jovens. Na edição de 2023 foram realizadas mais de 70 palestras, com a participação de cerca de 2800 estudantes.