Os peixes estão a perder capacidade olfactiva devido à acidificação dos oceanos causada pelo aumento do dióxido de carbono na atmosfera. Uma equipa de investigadores que integra membros do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) acaba de publicar um estudo na revista Nature Climate Change que reforça a grande apreensão da comunidade científica em relação à acidificação dos oceanos e seu impacto nas espécies que nele habitam.
O CCMAR participou no projeto Cientificamente Provável, onde contribuiu para a literacia da informação sobre ciências dos mais jovens e os motivou a aprofundar os seus conhecimentos.
Entre os dias 6 e 18 de Dezembro, 9 alunos do Mestrado em Biologia Marinha irão defender a sua tese.
“Cientificamente provável” é o nome do projeto que quer levar a ciência do CCMAR às escolas. O projeto vai no segundo ano letivo e o sucesso é tal que já estão praticamente esgotadas as iniciativas.
Foi no passado mês de fevereiro que o CCMAR participou no dia aberto e recebeu cerca de 120 alunos.
O CCMAR recebeu esta semana a visita de alunos do 1º ciclo do ensino básico do Colégio Bernardette Romeira, que ficaram a conhecer um pouco melhor a nossa investigação.
Os nossos investigadores Peter Hubbard e Zélia Velez publicaram um estudo recente que tem como objetivo investigar os efeitos da acidificação dos oceanos na sensibilidade olfativa dos peixes.
Esta semana, celebramos a semana da Ciência e Tecnologia, onde damos a conhecer os nossos laboratórios, os investigadores que lá trabalham diariamente, a sua investigaçõesão e os contributos para a sociedade.
O pano de fundo da edição 2021 foi o Marshopping Algarve, onde o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e outros seis centros de investigação, marcaram presença durante todo o dia e noite dentro. É um dos maiores eventos de divulgação de ciência e uma oportunidade única de dar a conhecer o trabalho dos nossos cientistas ao grande público.
Os nossos cientistas percorreram as Escolas do Algarve, levando as ciências marinhas a crianças e jovens. Na edição de 2023 foram realizadas mais de 70 palestras, com a participação de cerca de 2800 estudantes.